Reabilitação Urbana: candidaturas ao Prémio IHRU abertas até 31 de julho

03-05-2016

O período de candidaturas ao Prémio IHRU decorre até 31 de julho. Trata-se de um prémio atribuído desde 1989, sendo considerado o mais antigo a nível nacional nesta área: é descendente do Prémio INH e Prémio RECRIA e foi assumindo novas configurações, decorrentes das alterações do paradigma da construção, passando a incidir exclusivamente na área da reabilitação urbana.

Podem concorrer todas as entidades públicas ou privadas que tenham promovido intervenções de reabilitação urbana concluídas no ano de 2015, explica o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em comunicado.

“O Prémio IHRU premeia as ações de reabilitação urbana exemplares e distingue os resultados reveladores do domínio técnico que conduz ao exercício de boas práticas, dentro de quatro variantes: Reabilitação de Edifício; Reabilitação de Conjunto Urbano; Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público; Área de Reabilitação Urbana”, lê-se no documento.

Segundo a organização, entre os vários objetivos do Prémio IHRU estão: a valorização, promoção e divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana e a promoção da disseminação de boas práticas. Com estas distinções o IHRU pretende ainda contribuir para a contínua adaptação a novas situações e assegurar o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas, bem como contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso a habitação.

In:http://www.idealista.pt/