Projeto

Enquadramento

As nossas cidades encontram-se degradadas, com inúmeros edifícios devolutos em elevado estado de degradação e com áreas totalmente desertificadas. A identificação destes espaços a intervencionar é premente e este está a ser desenvolvido pelas entidades responsáveis.

Neste sentido é urgente reabilitar as nossas cidades, requalificar e revitalizar os centros urbanos, mas também nos compete, criar sinergias que revitalizem as nossas empresas, tornando-as mais competitivas.

Missão

Mobilizar os recursos técnicos, direcionando-os para Regeneração Urbana, aumentando a Competitividade das nossas empresas, e com isto, gerar uma crescente Requalificação de espaços e de Vivência nas nossas Cidades!

Objetivos

  • Criar dinâmicas empresariais em torno do espírito de cooperação, com vista à revitalização dos centros das cidades.
  • Mobilizar as empresas, nomeadamente as da fileira da construção civil, assumindo a Regeneração urbana (RU), como uma oportunidade de negócio.
  • Elaborar e divulgar instrumentos de apoio às empresas, nomeadamente, instrumentos que disseminem práticas e processos, novas tecnologias e técnicas emergentes, com identificação de mecanismos de financiamento para a RU já existentes.
  • Criar uma Bolsa de Concursos a Obras de Construção nacionais e internacionais, na área da RU.
  • Mobilizar o acesso a outros instrumentos de financiamento que poderá passar pela criação de um fundo de ativos para financiamento da RU.
  • Estruturar e dinamizar um cluster para Regeneração Urbana, contemplando as empresas da Região do Ribatejo.