Portugal ganha 80 milhões do Banco da Europa para apoiar reabilitação urbana

08-03-2017

O Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB na sigla original) vai emprestar 80 milhões de euros a Portugal ao abrigo de um programa de apoios à reabilitação das cidades, no âmbito do IFRRU 2020. O acordo foi assinado dia 3 de março pelo secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e pelo governador do CEB, Rolf Wenzel.

O objetivo do empréstimo do CEB a Portugal, a particulares e pessoas coletivas – incluindo condomínios – é promover “a regeneração e a revitalização física, económica e social” de zonas urbanas do território nacional, refere o Ministério das Finanças em comunicado, citado pela Lusa.

Além de apoiar projetos de reabilitação e revitalização urbana, o crédito visa ainda apoiar o aumento da eficiência energética da habitação para particulares, alavancando recursos dos Programas Operacionais do Portugal 2020.

O IFRRU 2020 foi criado no âmbito do Portugal 2020 e agrega verbas dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), do Banco Europeu de Investimento (BEI), do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e ainda verbas da banca comercial.

idealista