Dívidas no crédito à habitação caem para mínimos de nove anos

04-01-2016

Ambiente de baixas taxas de juro e ligeira recuperação nacional têm permitido um alívio progressivo no bolso dos devedores.

Há nove anos que os portugueses não deviam tão pouco nos empréstimos à habitação. De acordo com dados do Banco Central Europeu, o ano de 2016 começa com indicações historicamente positivas, trazendo de volta os níveis de endividamento pré-crise.

Desde 2007 que os portugueses não deviam tão pouco aos bancos pelo crédito à habitação contratado: o total de pagamentos em dívida caiu para baixo da barreira dos 100 mil milhões de euros. Os dados do BCE citados pelo Jornal de Negócios mostram que no final de novembro do ano passado, os portugueses deviam aos bancos um total de 99.919 milhões de euros em créditos para a compra de casas, um alívio conseguido graças ao ambiente atual de baixas taxas de juro e maior rendimento disponível.

A recuperação ligeira da economia nacional aumentou a confiança dos portugueses e a continuação e alargamento do programa de compra de dívida do BCE, combinado com os juros referência mais baixos de sempre, permite os custos de financiamento mais leves da história.

Este ano deverá ser marcado pela continuação da tendência atual, com os especialistas a preverem a chegada das taxas negativas à Euribor a 12 meses.

Fonte:Notícias ao Minuto