Seminário "O futuro da Regeneração Urbana no Ribatejo"

21-05-2015

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar no próximo dia 02 de junho, em Torres Novas, uma sessão-debate sobre o futuro da regeneração urbana no Ribatejo. A sessão conta com a presença de Miguel de Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

O projeto RegeneraPolis, dinamizado pela NERSANT, surge como um desafio, quer no trabalho de levantamento de oportunidades, quer na pesquisa da melhor forma de financiá-las, numa perspetiva de criação de sinergias e de valor para as empresas da fileira da construção civil. É ao abrigo deste projeto que a associação está a criar um cluster na área da Regeneração Urbana, que conta já com a adesão de um conjunto alargado de empresas do setor.

Por forma a sensibilizar as empresas da Construção Civil para as oportunidades de negócio inerentes à regeneração urbana, a NERSANT vai realizar, no dia 02 de junho, pelas 15h30, em Torres Novas, uma sessão-debate sobre o futuro da regeneração urbana no Ribatejo.

Programa/Inscrições

Na sessão de abertura, estará presente a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, Maria do Céu Albuquerque, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Pedro Ribeiro, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas.

A sessão prossegue com algumas intervenções relacionadas com a temática, nomeadamente "As oportunidades da regeneração urbana no Médio Tejo – o caso de Tomar", pela Presidente desta Câmara Municipal, Anabela Freitas, e "As oportunidades da regeneração urbana na Lezíria do Tejo – o caso de Santarém", por Ricardo Gonçalves, Presidente deste município.

A formalização da adesão das empresas à rede /cluster para a regeneração urbana será a atividade seguinte a estas duas intervenções, seguindo-se, após o coffe-break, novas apresentações, como "Mecanismos de Financiamento da Reabilitação Urbana", pelo Montepio Geral, bem como a apresentação do Fundo para Financiamento da Reabilitação Urbana no Ribatejo, pela voz de Almeida Guerra da empresa Manual.

Serão ainda assinados dois protocolos: um entre a NERSANT, a Câmara Municipal de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e o Montepio Geral e outro entre a NERSANT, a Câmara Municipal de Tomar, a Santa Casa da Misericórdia de Tomar e o Montepio Geral.

O encerramento do seminário estará ao cargo de Miguel de Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

Esta sessão é aberta a todas as empresas, que se podem inscrever, gratuitamente, no portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Mais informações sobre a sessão, podem ser obtidas junto do Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da associação, através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 500.