NERSANT lança cluster de regeneração urbana para o Ribatejo

05-06-2015

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém formalizou a criação do cluster de regeneração urbana para a região, durante a sessão-debate "O Futuro da Regeneração Urbana no Ribatejo", que decorreu dia 02 de junho, no auditório da NERSANT, em Torres Novas, e que contou com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto. O cluster é uma iniciativa inserida no âmbito do RegeneraPolis, que surge como um desafio, quer no trabalho de levantamento de oportunidades, quer na pesquisa da melhor forma de financiá-las, numa perspetiva de criação de sinergias e de valor para as empresas da fileira da construção civil.

A presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, afirmou que o cluster de regeneração urbana é "essencial para o desenvolvimento económico da região, para as empresas e para criação de emprego".

Miguel de Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e responsável pelo encerramento do evento, sublinhou que o Governo está a criar um fundo para a regeneração urbana, aberto a privados, e disse ainda que nas próximas duas semanas será aberto o concurso para o financiamento dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano para os municípios e que este cluster permite à NERSANT "posicionar-se estrategicamente".

São 36 as empresas que já aderiram ao cluster, que vai gerar condições para que as mesmas se tornem mais competitivas.

Foram assinados dois protocolos: um entre a NERSANT, a Câmara Municipal de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e outro entre a NERSANT e a Santa Casa da Misericórdia de Tomar. A estes dois protocolos juntar-se-á, em breve, o Montepio Geral.

Teve ainda lugar a apresentação das temáticas "As oportunidades da regeneração urbana no Médio Tejo - o caso de Tomar", pela Presidente desta Câmara Municipal, Anabela Freitas, e "As oportunidades da regeneração urbana na Lezíria do Tejo - o caso de Santarém", por Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém. Outro tema em destaque foi a apresentação do Fundo para Financiamento da Reabilitação Urbana no Ribatejo, pela voz de Almeida Guerra, da empresa Manual/Rockbuilding.

A sessão foi aberta a todas as empresas.

In http:// www.nersant.pt